Blog da ESSOR

Setor de seguros em 2021

Setor de seguros em 2021

05 de março de 2021

Entrevista com Leandro Poli, Diretor Técnico da ESSOR

Depois de um ano que mudou a vida de pessoas no mundo todo, o setor de seguros também precisou se adaptar à nova configuração da vida. O isolamento social, o home office e a realocação de prioridades são alguns aspectos que impactaram o setor, assim como a necessidade de um novo olhar para o futuro, que demandaram uma nova forma de pensar e fazer seguros.

Na esteira da pandemia, o processo de modernização do setor de seguros no Brasil foi acelerado. A transformação digital é uma realidade, assim como a inserção de novos players no mercado e o uso de inteligência artificial. Neste artigo, Leandro Poli, diretor técnico da ESSOR, faz uma avaliação do desempenho da seguradora em 2020, comentando tendências do setor em 2021 e novidades ESSOR para este ano.

Aprendizados de 2020 para o setor de seguros

Em um cenário de incertezas, foi preciso reinventar a maneira de fazer seguros para atender às necessidades de consumo. Novos hábitos e novas formas de negócio impulsionaram a migração do seguro para plataformas digitais.

“Considero que, mesmo neste período difícil que estamos vivendo, o setor de seguros obrigou-se a ser criativo, pensando em como adaptar ou criar produtos ajustados a este novo cenário. No próprio dia a dia da pandemia, acabamos tendo contato com situações que acabaram por nos ajudar a refletir como poderíamos contribuir de alguma forma. Temos que ser realistas, mas, com uma boa dose de otimismo, podemos aproveitar este momento para já criar produtos que contribuam para a sociedade não só agora, mas no futuro.”, comenta Leandro.

Durante 2020, a ESSOR realizou uma série de lançamentos, como o Seguro Residencial, Seguro Riscos de Engenharia, Seguro Painel Solar Fotovoltaico, entre outros. Além de serem produtos de nicho, esses seguros têm outra característica em comum: todos contam com contratação 100% digital.

Desburocratização do seguro

Menos papelada, mais agilidade e suporte imediato. Esses são pontos indispensáveis para o setor de seguros na atualidade. A desburocratização do seguro é uma demanda que beneficia tanto o Corretor de Seguros quanto o cliente final, com resposta direta na experiência positiva do consumidor.

Canais como o Portal do Corretor ESSOR, em que é possível realizar todo o processo de contratação o seguro – da cotação à emissão da apólice – é um exemplo da digitalização do segmento. Além disso, há o crescente uso da Inteligência Artificial aplicada ao setor de seguros, seja para precificação ou prevenção de fraudes em sinistros.

“Como parte do Grupo SCOR, na ESSOR temos contato com especialistas do mundo inteiro, o que nos oportuniza diferentes olhares e avaliações sobre recursos aplicados ao setor de seguros. Em relação ao uso de I. A. temos conversado bastante com os atuários e cientistas de dados de países em que o assunto está mais avançado. Neste momento, estamos em fase de estudos e análises. Nossa filosofia é que o uso de I. A. faz sentido desde que, realmente, contribua para redução de custos ao consumidor”, destaca o diretor técnico.

Novos players no mercado

Há alguns anos, o mercado brasileiro conta com novos modelos de negócios direcionados para o aprimoramento de variados setores. Conhecidas como startups, essas empresas estão distribuídas em diversas vertentes, como as fintechs (financeiras) e insurtechs (seguros). A partir de um modelo de negócio que destaca a inovação e a desburocratização dos processos, as startups não só ampliam as possibilidades de negócio, elas também representam novas oportunidades de parcerias.

Nesse contexto, a ESSOR conta com o PlugESSOR, uma ação voltada para parceria entre empresas, combinando conhecimento, expertise e novas formas de distribuição de seguros. “A ESSOR possui uma área de canais digitas que visa estabelecer parcerias com fintechs e insurtechs, com uma proposta que vai além do comercial: a ideia é estabelecer uma troca de conhecimento com foco na elaboração de produtos e soluções em conjunto”, ressalta Leandro.

O diretor técnico acrescenta que a aliança entre empreendedores digitais e a ESSOR, com expertise no campo atuarial e no “segurês”, é um fator que contribui diretamente para impulsionar os negócios. “Um exemplo é a sinergia de trabalho que possibilitou a parceria com a OnPoint, e resultou no lançamento do Seguro Garantia Digital ESSOR. Dessa forma, foi criado o PlugESSOR, que é um facilitador no processo de integração das startups com a seguradora, como uma plataforma de conexão com suporte de especialistas”.

Lançamentos ESSOR 2021

Nos primeiros meses de 2021, a ESSOR já realizou dois lançamentos: o Seguro Bike e o Garantia Digital ESSOR, ambos desenvolvidos em parceria com empresas especialistas no setor. Algumas em fase de estudo e outras em fase de finalização, Leandro aponta que os novos produtos seguem a metodologia ESSOR, com objetivo de fornecer soluções justas que realmente contribuam financeiramente para o consumidor.

“Teremos mais novidades para este primeiro semestre, certamente. Ainda não podemos adiantar detalhes, mas seguimos com o foco em estabelecer produtos de nicho, que possam, dentro do possível, agregar uma nova solução ou cobertura que não sejam comuns no Brasil.”

Leia também:

Seguro Garantia como você nunca viu: conheça o Garantia Digital ESSOR

ESSOR Seguros registra crescimento de 9% em 2020

ESSOR inova com lançamento do Seguro Garantia Digital

ESSOR Seguros fecha parceria com insurtech Bike Registrada

Compartilhar via:

Posts Relacionados

Seguro agrícola: fatores de sustentabilidade para o País
14/09/2017

Seguro agrícola: fatores de sustentabilidade ...

Um ramo em ascensão e que não para com a crise O seguro agrícola é um […]

Leia mais...
Evento apresenta novidades para empresários de ônibus
14/09/2018

Evento apresenta novidades para empresários d...

Veículos movidos a energia elétrica estão próximos de se tornarem itens obrigatórios nas cidades que buscam […]

Leia mais...