Seguro x Sociedade: importância
01 de abril de 2019Por mais que os seguros sejam importantes para a sociedade por diversos motivos, o consumidor costuma lhe dar o devido valor somente quando ocorre um sinistro e ele pode receber a indenização contratada.
As contribuições mais relevantes são compartilhamento, consórcio e capacidade de transferência de riscos, assim como as medidas de prevenção de sinistros, fundamentais para o sistema econômico de um país.
Os seguradores resguardam pessoas e patrimônios, com a finalidade de evitar que enfrentem prejuízo financeiro, resultado de determinado evento, ou para construir reserva de valores para o futuro.
O seguro apoia o crescimento econômico, pois assume riscos com os quais a pessoa física ou jurídica teria que arcar. Da mesma forma que ocorrem problemas com as pessoas, empresas podem estar expostas a reclamações de vários tipos, como produtos com defeito ou danos causados ao cliente. Já tecnologias novas não poderiam ser comercializadas devido aos riscos.
Prêmios pagos pelo segurado cobrem custos operacionais e constituem reserva financeira, mas os mesmos não ficam parados. São investidos conforme o mercado. O seguro permite planejar com mais segurança, evitando ou atenuando riscos, que são considerados ameaças ao processo comercial de forma geral.
A possibilidade de transferir riscos para o segurador proporciona às pessoas ou empresas uma rede de segurança. Vale considerar que todas as etapas de um processo requerem pessoal qualificado. Assim, o setor é capaz de gerar inúmeros empregos.
A sociedade como um todo enfrenta enormes desafios diariamente. As seguradoras apresentam-se como peça fundamental para o resguardo das pessoas ou do patrimônio. O seguro oportuniza tranquilidade, segurança e conforto, diminuindo ou evitando as perdas em caso de sinistro.