Mudanças climáticas impulsionam ações sustentáveis de empresas
14 de setembro de 2015Nos últimos cinco anos, a indústria nacional está dando mais atenção para os efeitos das mudanças climáticas. É o que revelou uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) com empresas de grande e médio porte. O estudo foi realizado com representantes de cem empresas de 15 setores industriais, dentre os quais o da construção civil e automotivo.
Segundo o levantamento, 75% dos questionados concordam que a preocupação com esse tema aumentou. De fato, o assunto ganhou visibilidade entre as empresas devido à maior conscientização (46%), pressão global (18%), uma gama maior de informações sobre o tema (17%), além do dever de se adequarem às leis ambientais (13%). Ao todo, 66% das empresas da amostra já tomou medidas para reduzir emissões de CO2, sendo que nos últimos dois anos, 61% das médias e grandes empresas ampliou investimentos na área ambiental.
Foi pontuado ainda que 45% dos respondentes afirmam que o grau de atenção dispensado às mudanças do clima é médio, enquanto 16% disseram ser alto e 36% disseram ser baixo ou muito baixo. Além disso, o impacto das mudanças climáticas no lucro das empresas é levado em conta por 61% dos executivos entrevistados.