Blog da ESSOR

Mais força para construções sustentáveis

Mais força para construções sustentáveis

16 de fevereiro de 2017

Os vereadores de Curitiba, capital do Paraná, querem que os conceitos de sustentabilidade sejam aplicados para valer nas construções da cidade. Tanto que há um projeto de lei na Câmara Legislativa estabelecendo que todas as obras em execução empreguem, obrigatoriamente, os critérios de sustentabilidade ambiental e eficiência energética.

Pelo texto do projeto, essas construções devem contemplar a economia e o reuso de água, a gestão de resíduos sólidos, a permeabilidade do solo e o uso de energia solar e de telhados verdes. Diversas empresas já estão investindo nesse sentido, mas a ideia é tornar a iniciativa uma regra.

Um dos maiores entraves, no entanto, é o custo da obra. Conforme empresários consultados, o custo de uma edificação residencial com certificação ambiental deve ter um custo de 1% a 3% acima do atual. Para imóveis comerciais, o índice deve chegar a 7%. Entretanto, esse custo pode ser diluído com o passar do tempo, através da economia de energia elétrica, por exemplo.

Fonte: Obra24Horas

Compartilhar via:

Posts Relacionados

Mudanças no Seguro Riscos de Engenharia ESSOR
01/06/2023

Mudanças no Seguro Riscos de Engenharia ESSOR...

Novidades do Seguro Riscos de Engenharia: agora os corretores de seguros parceiros ESSOR podem contar com […]

Leia mais...
Retomada da Construção Civil beneficia… decoração!
21/10/2016

Retomada da Construção Civil beneficia…...

Benefício para toda uma cadeia produtiva. Foi isso que a alta no setor da Construção Civil […]

Leia mais...