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Inovação digital ESSOR: foco na experiência de segurados e corretores de seguros

Inovação digital ESSOR: foco na experiência de segurados e corretores de seguros

01 de março de 2023

Inovação tecnológica no setor de seguros significa, antes de tudo, proporcionar um atendimento mais assertivo aos segurados e parceiros. Com foco na melhoria das experiências dos corretores de seguros, a ESSOR tem como diretriz incorporar tecnologia nas suas operações, de forma a contribuir para que a digitalização do setor de seguros seja um processo contínuo e disruptivo.

Com produtos 100% digitais e atualizações constantes no catálogo de produtos, a seguradora se coloca em uma posição de liderança quando o assunto é inovação em seguros.

‘‘Nossa visão é que a digitalização não é um processo estático. Estamos em transformação muito forte e produtos que hoje são considerados avançados e digitais, podem se tornar obsoletos rapidamente e produtos que até pouco tempo pensava-se que eram impossíveis de digitalizar, podem usufruir de novas tecnologias capazes de causar disrupção dos modelos de atuação das seguradoras’’, destaca Roberto Uhl, head of Business Development and Market Intelligence da ESSOR.

O retorno dos investimentos em tecnologia são percebidos não só em número, com crescimento robusto da companhia, mas também em forma de reconhecimento e fortalecimento da marca entre corretores de seguros, segurados e mercado em geral.

Foco no Corretor de Seguros

São mais de oito mil corretores de seguros cadastrados na base da ESSOR, com mais profissionais aderindo mensalmente à parceria com a seguradora. Prover a melhor experiência de trabalho aos corretores de seguros é uma das prioridades, uma vez que cada produto e atualização nas operações são pensados como uma maneira de proporcionar facilidades ao dia a dia dos corretores.

‘‘A ESSOR é uma seguradora focada nos corretores de seguros, que é o nosso canal de distribuição. Em 2022, fizemos uma profunda reformulação em nosso processo de cadastro das corretoras e digitalizamos todo o processo, que agora é 100% online e sem a necessidade de envio de documentos. Ou seja, os corretores se cadastram em poucos minutos e já estão aptos a acessar o Portal do Corretor ESSOR e a ofertar nossos inúmeros produtos disponíveis’’, explica Roberto.

Corretores de seguros, segurados e parceiros em geral são beneficiários diretos da tecnologia aplicada aos produtos e serviços. Além da agilidade dos processos da cotação à emissão de boletos, realizados pelo Portal do Corretor ESSOR, os parceiros contam com ações de fomento à inovação disponibilizadas pela seguradora. O PlugEssor, uma plataforma de integração que oferece uma gama de serviços, como APIs para integração de front-ends, é um dos recursos oferecidos aos parceiros da seguradora.

Estratégia digital

De forma objetiva e clara: ‘‘Utilizar a tecnologia para melhor servir aos segurados e corretores’’, nas palavras de Roberto, este é o foco dos investimentos em tecnologia. Colocar o cliente no centro de todas as inovações têm como consequência viabilizar novas oportunidades e ganhos de escala aos corretores de seguros parceiros ESSOR.

Alavancar as vendas e reduzir os custos são ganhos que a incorporação de novas tecnologias podem trazer para o negócio. Custos mais acessíveis impactam a usabilidade e experiência de todos envolvidos na cadeia de seguros.

‘‘Como gestores de riscos e provedores de soluções relacionadas em um mercado cada vez mais competitivo, temos que ser o mais eficaz e eficiente possível na entrega aos segurados”, acrescenta o head.

Tendências em inovação para o setor

Para concluir, Roberto indica três tendências de inovações tecnológicas no setor de seguros em 2023, sendo a primeira já utilizada na ESSOR:

• Subscrição de riscos digitalizada: antes feita apenas de forma manual, a subscrição digitalizada está atrelada, atualmente, a riscos pequenos, massificados ou SME. A tendência é que seja ampliada para todos os produtos até os que demandam análises mais profundas dos riscos.

• Cobertura 5G: a consolidação da tecnologia 5G beneficia a operacionalização de um leque de produtos que dependem da qualidade e precisão que só o 5G pode proporcionar, especialmente em um país continental como o Brasil.

ChatGPT: o chatbot de inteligência artificial e seus similares têm potencial de transformar muitos processos dentro de uma seguradora, impactando diversas áreas, como: atendimento ao cliente, T.I., subscrição, atuarial, sinistros e financeiro.

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