Indústria de construção civil aposta em retomada em 2019
20 de dezembro de 2018Um dos setores mais penalizados pela crise econômica que atingiu o País desde 2014, a indústria da construção civil começou a mostrar sinais de recuperação, com redução de estoques e realização de novos lançamentos. A queda nos estoques e a realização de novos lançamentos são indícios de que o setor está superando a crise que afeta o segmento há quase cinco anos. O esperado para o próximo ano é a superação desta fase.
A expectativa acompanha as projeções de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro que, após apresentar quedas em 2015 (-3,77%) e 2016 (-3,59%) e leve alta em 2017 (0,98%), deve crescer 1,39% neste ano e 2,50% em 2019, segundo projeção do Banco Central. Segundo divulgou a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), em sondagem referente a outubro, embora o nível de atividade da indústria da construção ainda não tivesse apresentado resultados robustos de melhora, os indicadores de expectativas “mostram um otimismo expressivo dos empresários do setor”. O índice de Confiança do Empresário da Construção (ICEI-Construção) registrou 60,7 pontos em novembro, 8,6 pontos acima do registrado em outubro e o maior valor desde maio de 2012.
Embora o ano de 2018 possa terminar praticamente sem crescimento nas vendas, se comparado com 2017, estes últimos meses apresentam números mais fortes do que em 2017.
2019 está logo aí, e está mais do que na hora de investir na proteção da construção civil. Para ajudar os construtores e os incorporadores do setor, a ESSOR possui produtos exclusivos que agregam segurança aos seus negócios no segmento. Conheça como os nossos Seguro Habitacional ESSOR e Seguro Qualidade Estrutural ESSOR podem lhe ajudar.