Combustível – economizar sem perder em produtividade é possível?
25 de outubro de 2019Um grande desafio para quem tem frota de veículos é fazer o controle de abastecimento. Saber como gastar menos sem prejudicar a produtividade é um desafio para empresários, uma vez que uma das principais despesas de uma frota é o combustível, ainda mais com a variação dos preços.
Para conseguir economizar e ainda aumentar a produtividade da frota de ônibus, empresários precisam estar atentos a alguns aspectos. Saber exatamente quantos quilômetros cada veículo pode rodar com um litro de combustível é o primeiro passo nessa direção.
Também é recomendado que os veículos sejam do mesmo modelo. Assim, todos vão rodar a mesma quilometragem por litro de combustível. Isso facilita o planejamento de quanto será gasto com isso. Também fica mais perceptível quando um ônibus estiver gastando mais que os outros, permitindo a identificação de problemas. Saber como o motorista está dirigindo também é importante, uma vez que deixar o motor ligado sem motivo, acelerar muito e frear bruscamente gastam mais combustível – além de serem comportamentos que comprometem a segurança no trânsito.
Outros cuidados simples ajudam a reduzir gastos com combustível, como a manutenção preventiva; o controle de velocidade, da quilometragem e do peso; e o cuidado com os pneus – rodar com pneus que não estejam calibrados adequadamente aumenta o consumo. Prestando atenção nesses detalhes, é possível, sim, economizar sem perder em produtividade.
E, para evitar prejuízos decorrentes de imprevistos com sua frota, a ESSOR oferece seguros que protegem seu patrimônio, seus colaboradores e seus passageiros. Para conhecê-los, acesse www.essor.com.br ou fale com seu Corretor.
Fonte: https://www.cobli.co/blog/