Blog da ESSOR

Europa convoca municípios a investirem em construções verdes

Europa convoca municípios a investirem em construções verdes

27 de abril de 2015

O Comitê das Regiões da Comissão Europeia sobre Sustentabilidade e Recursos do Setor da Construção debateu mais participação dos municípios em investimentos em construções sustentáveis. O encontro foi realizado no dia 20 de abril.

No documento elaborado por Claude Gewerc, o Comitê das Regiões instou a Comissão Europeia a tomar atenção ao papel das autoridades locais e regionais na dinamização de uma vertente sustentável para a construção. Até porque, como se pode ler no parecer, há um “papel central” destas autoridades como “investidores, não apenas no setor da construção, mas também na contratação pública, implementação da legislação comunitária e nacional para os edifícios, apoio às empresas locais e inovação e [facilitação de] informação aos investidores e público em geral”.

Desta forma, o Comité das Regiões pretende ter uma voz mais ativa na área da construção sustentável, uma pretensão que também se estende à intervenção dos municípios europeus.

Além disso, o organismo da União Europeia considera que apenas será possível aumentar a sustentabilidade do sector através de incentivos públicos, muito embora esta transição ‘verde’ não deva acontecer a curto prazo. “Falta de indicadores e normas comuns na União Europeia, mas também a ausência de modelos de negócio viáveis”, que permitam uma maior preferência por técnicas e materiais mais sustentáveis.

Compartilhar via:

Posts Relacionados

Com prejuízos nas lavouras, produtores do Sul correm para acionar o Seguro Rural
21/01/2022

Com prejuízos nas lavouras, produtores do Sul...

Canal Rural entrevistou o coordenador comercial da AgroBrasil, Moacir Oss Emmer A estiagem no Paraná, Santa […]

Leia mais...
Construções com pneus, papeis e garrafas?
27/03/2017

Construções com pneus, papeis e garrafas?

O Brasil vai ter a primeira estrutura habitacional construída a base de materiais como pneus, garrafas […]

Leia mais...