Blog da ESSOR

ESSOR Digital: estratégia, resultados e perspectivas no mercado segurador

ESSOR Digital: estratégia, resultados e perspectivas no mercado segurador

01 de junho de 2022

Falar em transformação digital em pleno 2022 pode parecer “chover no molhado”, mas a realidade é que, mesmo durante esses anos de pandemia, muitas empresas e organizações ainda estão se debatendo para implementar ações e reestruturar sua maneira de atuar no mercado.

E foi no setor de seguros, que já foi taxado de tradicionalista e burocrático, que a pandemia atuou como uma sentença: é preciso transformar o modelo de negócio para o ambiente digital. Mas o que isso significa, de fato? Como avaliar se uma seguradora está, realmente, engajada em aprimorar seus serviços para o digital ou se seria, apenas, uma adaptação emergencial para continuar ativa no mercado?

ESSOR Digital

Para falar de transformação digital e inovação no setor de seguros, nada melhor do que abordar um case que conhecemos e construímos há muitos anos: a ESSOR Digital. Desde o início das operações no Brasil, há mais de 10 anos, a ESSOR tem como prioridade o foco na inovação, isso quer dizer que, para alcançar e manter um modelo de negócio bem sucedido, é preciso não só contar com parcerias estratégicas e produtos diferenciados, mas também investir em tecnologia para proporcionar uma experiência digital completa aos corretores de seguros e segurados.

Segundo Roberto Uhl, Head of Business Development and Market Intelligence da ESSOR, o diferencial está, principalmente, no investimento constante em novas tecnologias, algo que ocorre independentemente da pandemia. “Nosso investimento em tecnologias acompanha uma estratégia digital idealizada bem antes da pandemia, cuja aplicação foi intensificada nos últimos dois anos e continuará a ser desenvolvida”, destaca.

Avaliação de resultados

Entre os inúmeros resultados atingidos a partir da estratégia digital, Roberto destaca três em especial: o lançamento serial de produtos 100% digitais, a ativação do PlugEssor e a intensificação do uso de dados nas tomadas de decisões. “Nosso crescimento deriva da produção da nossa base de oito mil corretores cadastrados. Nesse sentido, a estratégia digital engloba o atendimento aos corretores, com respostas mais rápidas e assertivas. As melhorias no Portal do Corretor incluem atendimento via chat, WhatsApp e automações de processos que permitem respostas muito mais efetivas aos nossos parceiros”, ressalta Roberto.

Como parte dos lançamentos de produtos digitais, temos o Seguro Bike, Residencial, Imobiliário, Painéis Fotovoltaicos, Riscos de Engenharia, Garantia, Transporte de Cargas, Obras de Arte e, o mais recente, o Seguro Eventos. A diversificação do portfólio ESSOR reflete o mote de atuação da seguradora, sempre em busca de inovação, assim como proporciona mais oportunidades de negócios para os corretores parceiros. Da mesma forma, a plataforma de integração de potenciais parceiros, o PlugEssor, disponibiliza diversos serviços e informações aos interessados, como APIs de produtos, suporte multidisciplinar, business intelligence, entre outros.

Retenção de talentos

Roberto destaca que um dos resultados mais valiosos da estratégia digital ESSOR está na atração e retenção de talentos. “Vale ressaltar que nos últimos dois anos nenhum colaborador foi dispensado, pelo contrário, realizamos novas contratações e continuamos crescendo nossos quadros de colaboradores, promovendo capacitação e uma contínua implantação de melhores práticas”.

Potencial de mercado

A transformação digital potencializa não só os resultados da ESSOR, mas também toda a cadeia de seguros e o mercado segurador. Com novos produtos, novas tecnologias, novas formas de distribuição e de regulação de sinistros, a indústria seguradora pode sofrer alterações profundas. Nas palavras de Roberto, “Isso pode representar uma ameaça ou uma oportunidade, depende da forma que cada um responde às mudanças”. E conclui:

“Na ESSOR não só não temos medo das mudanças, como queremos ser um agente transformador do mercado brasileiro.” 

Compartilhar via:

Posts Relacionados

Sustentabilidade até no ponto de ônibus
26/09/2016

Sustentabilidade até no ponto de ônibus

“Sustentabilidade” tem sido um verbete usado com muita frequência no Brasil. Muito se fala e, aos […]

Leia mais...
Investimento e o número de passageiros
13/09/2017

Investimento e o número de passageiros

O sistema de transporte público no Brasil merece receber cada vez mais a atenção do poder […]

Leia mais...