Blog da ESSOR

Tendências para a Construção Civil

Tendências para a Construção Civil

09 de setembro de 2016

A Construção Civil está em constante evolução e a busca por soluções inovadoras são feitas em diversas áreas, desde materiais e sistemas construtivos até os métodos de gestão de obras. Tudo isso para trazer mais produtividade e economia.

O Programa Inteligência Setorial do Sebrae listou algumas dessas novas tecnologias que podem transformar o mercado da Construção Civil no Brasil.

Imagens térmicas
O uso de imagem infravermelha pode contribuir para localizar pontos onde ocorre desperdício de energia, seja por correntes de ar ou falta de isolamento. O mecanismo auxilia projetistas e incorporadores em projetos sustentáveis.

Impressão 3D
Uma impressora 3D desenvolvida nos EUA permite construir casas inteiras de dois pavimentos e cerca de 80 metros quadrados em apenas 24 horas, diminuindo o desperdício de materiais.

Drone
Os drones contribuem para que as incorporadoras e as construtoras possam analisar com mais detalhes a área do terreno e do entorno em seus projetos, além de acompanhar em tempo real diversas etapas do projeto, principalmente aquelas que ficam em lugares considerados perigosos para os trabalhadores.


Impressora de calçadas

É uma máquina que posiciona blocos de material reciclado sobre um chão previamente preparado. Com o mecanismo, é possível criar 500 metros de calçada por dia e, ainda, ajudar na preservação dos recursos naturais.

Fonte: Gazeta do Povo

Compartilhar via:

Posts Relacionados

Construção é aposta para retomada do crescimento econômico do país
29/06/2015

Construção é aposta para retomada do crescime...

A aposta na recuperação econômica do país passa, inevitavelmente, pelo segmento da construção. A avaliação foi […]

Leia mais...
ESSOR Seguros é destaque no 1o CONSEG-NE
13/06/2016

ESSOR Seguros é destaque no 1o CONSEG-NE

Enfrentar os desafios da economia e do mercado de seguros passa pela inovação das Seguradoras e […]

Leia mais...