Técnica recicla plásticos para uso na construção civil
04 de janeiro de 2016A técnica desenvolvida pelo economista Mario Augusto Batista Rocha propõe dar fins mais corretos ao plástico e reutilizá-lo como matéria-prima básica da construção civil. O projeto “Composto de Resíduo Plástico (Crep)” pretende fazer do plástico um item de interesse por parte dos profissionais de reciclagem, elevar seu valor e torná-lo mais durável.
O método consiste em retirar lixos que flutuam nos rios de Manaus, incluindo tampas, rótulos, musgos, areia ou resíduo de argila, submetê-los a um processo de aquecimento e misturá-los na chamada “Creponeira”. A partir daí, é obtido um material que lembra o asfalto, e que quando colocado em moldes resulta em artefatos de fácil uso em construções. Essa técnica contribui para reduzir a poluição decorrente de garrafas PET e similares, e usa como argumento o fato de que esses materiais são muito resistentes, já que levam muitos anos para se decompor.
A iniciativa de Mario Augusto já foi premiada com o terceiro lugar nos prêmios Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente 2015.