Seguro Obras de Arte ESSOR cobre obras expostas no Museu do Ipiranga
11 de agosto de 2023A ESSOR é a seguradora oficial da coleção de obras emprestadas ao do Museu do Ipiranga, reaberto ao público desde setembro de 2022. Após nove anos com as portas fechadas para reforma, o Museu Paulista – mais conhecido como Museu do Ipiranga – reabre com 11 mostras permanentes, que exibem cerca de 3.500 objetos. O Seguro Obras de Arte ESSOR cobre 335 obras emprestadas de beneficiários para exposições de longa duração, sendo a parceria intermediada através do corretor de seguros Máximo Carrara, da corretora Carrara Seguros.
As 11 mostras que compõem a exposição de longa duração do Museu do Ipiranga narram a história do Brasil e de São Paulo, abordando temas como trabalho, casas e coisas a partir de objetos, fotografias, pinturas, esculturas e, até mesmo, brinquedos. Na mostra ‘‘Territórios em Disputa’’, é apresentada a noção de território tendo como base mapas, livros e cartas datados dos séculos XVI e XVII. Em destaque, a pintura chamada de Festa Escolar no Ipiranga, pintada em 1912 pelo espanhol Augustin Salinas y Teruel, pertencente ao acervo da Pinacoteca do Estado, retrata o local como fora anteriormente.
Leia mais em: vejasp.abril.com.br/cidades/jardins-do-museu-do-ipiranga-foram-inspirados-nos-franceses
“Seguimos fiéis ao nosso compromisso em protegermos a expressão, a emoção e o inconsciente. A cobertura destas obras no Museu do Ipiranga representa para ESSOR a responsabilidade e a segurança de um dos maiores tesouros históricos e científicos brasileiros, um monumento de profunda beleza estética, teórica e afetiva, o berço da independência do Brasil.”, afirma Ana Guerra, head do Seguro Obras de Arte ESSOR.
A própria história do Museu do Ipiranga, fundado em 1895, é retratada em uma das mostras. Os visitantes podem conhecer o ciclo curatorial do museu, em um diálogo sobre catalogação, conservação, comunicação e colecionismo.
Além das exposições, os visitantes podem conhecer um museu totalmente repaginado, moderno e acessível. Patrimônio tombado nas três esferas de governo, possui elevadores e materiais com audiodescrição e painéis táteis, acesso ao Jardim Francês, anfiteatro e café, além do mirante instalado no terraço da torre central do museu.