Blog da ESSOR

Seguro Obras de Arte ESSOR cobre obras expostas no Museu do Ipiranga

Seguro Obras de Arte ESSOR cobre obras expostas no Museu do Ipiranga

11 de agosto de 2023

A ESSOR é a seguradora oficial da coleção de obras emprestadas ao do Museu do Ipiranga, reaberto ao público desde setembro de 2022. Após nove anos com as portas fechadas para reforma, o Museu Paulista – mais conhecido como Museu do Ipiranga – reabre com 11 mostras permanentes, que exibem cerca de 3.500 objetos. O Seguro Obras de Arte ESSOR cobre 335 obras emprestadas de beneficiários para exposições de longa duração, sendo a parceria intermediada através do corretor de seguros Máximo Carrara, da corretora Carrara Seguros.

As 11 mostras que compõem a exposição de longa duração do Museu do Ipiranga narram a história do Brasil e de São Paulo, abordando temas como trabalho, casas e coisas a partir de objetos, fotografias, pinturas, esculturas e, até mesmo, brinquedos. Na mostra ‘‘Territórios em Disputa’’, é apresentada a noção de território tendo como base mapas, livros e cartas datados dos séculos XVI e XVII. Em destaque, a pintura chamada de Festa Escolar no Ipiranga, pintada em 1912 pelo espanhol Augustin Salinas y Teruel, pertencente ao acervo da Pinacoteca do Estado, retrata o local como fora anteriormente.

Leia mais em: vejasp.abril.com.br/cidades/jardins-do-museu-do-ipiranga-foram-inspirados-nos-franceses

“Seguimos fiéis ao nosso compromisso em protegermos a expressão, a emoção e o inconsciente. A cobertura destas obras no Museu do Ipiranga representa para ESSOR a responsabilidade e a segurança de um dos maiores tesouros históricos e científicos brasileiros, um monumento de profunda beleza estética, teórica e afetiva, o berço da independência do Brasil.”, afirma Ana Guerra, head do Seguro Obras de Arte ESSOR.

A própria história do Museu do Ipiranga, fundado em 1895, é retratada em uma das mostras. Os visitantes podem conhecer o ciclo curatorial do museu, em um diálogo sobre catalogação, conservação, comunicação e colecionismo.

Além das exposições, os visitantes podem conhecer um museu totalmente repaginado, moderno e acessível. Patrimônio tombado nas três esferas de governo, possui elevadores e materiais com audiodescrição e painéis táteis, acesso ao Jardim Francês, anfiteatro e café, além do mirante instalado no terraço da torre central do museu.

Compartilhar via:

Posts Relacionados

PIB gaúcho: Construção Civil é destaque
19/09/2016

PIB gaúcho: Construção Civil é destaque

É o segundo semestre consecutivo que a economia do Rio Grande do Sul teve um desempenho […]

Leia mais...
Setor de seguros tem alta de 8,4% no primeiro semestre do ano
11/10/2019

Setor de seguros tem alta de 8,4% no primeiro...

O setor nacional de seguros teve uma alta de 8,4% no primeiro semestre de 2019, em […]

Leia mais...