São Paulo amplia frota de ônibus movidos a hidrogênio
22 de junho de 2015O transporte metropolitano de São Paulo ganhou novos veículos neste mês. Em São Bernardo do Campo, o governo estadual entregou três novos ônibus movidos a hidrogênio, exclusivo para o transporte urbano, se tornando a primeira frota brasileira deste tipo.
O projeto é totalmente brasileiro, desenvolvido sob Contrato de Pesquisa financiado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, com recursos do Global Environment Facility – GEF e da Agência Brasileira de Inovação – FINEP, por meio do Ministério de Minas e Energia.
Os resultados dos testes com o protótipo serviram para aperfeiçoar o projeto dos três novos veículos fabricados no Brasil. Os testes começaram em 2010, com o lançamento de um veículo protótipo que ainda circula no Corredor São Mateus-Jabaquara (ABD), na Região Metropolitana de São Paulo.
Apenas um seleto grupo de países conseguiu desenvolver e operar ônibus com essa tecnologia, entre eles Alemanha, Canadá, Estados Unidos e agora o Brasil, que terá capacidade de produzir e comercializar os veículos. Ou seja, o projeto dos ônibus propicia e amplia a capacitação da indústria nacional.
Fonte: http://migre.me/qiTLW