Por que considerar a oferta de seguros para Startups?
10 de agosto de 2020Por Roberto Uhl*
Os seguros sempre foram, de forma equivocada, taxados como um gasto. As reclamações incluíam processos de compra chatos e burocráticos, contratos de difícil compreensão e, para completar, seguradoras que demoravam a pagar as indenizações aos segurados.
No entanto, essas percepções estão mudando. As pessoas começaram a perceber a importância de estarem protegidas. Além disso, o mercado de seguros vem trabalhando para tornar os produtos mais atraentes e acessíveis aos consumidores, oferecendo contratos mais claros, questionários mais enxutos e disponibilizando múltiplos meios de comunicação entre seguradora e segurado.
Os seguros precisam mostrar, claramente, aos consumidores a importância de estar protegido, com o adicional da oferta de serviços para tangibilizar o seu valor agregado.
Um dos desafios em nosso mercado é a distribuição dos seguros. Neste aspecto, os corretores de seguros sempre tiveram um papel de destaque, sendo o principal e mais importante canal de contato com o cliente, com vasto conhecimento sobre as necessidades dos usuários.
Todos sabemos que bancos e as operações massificadas com varejistas e concessionários de serviços são canais de distribuição com altos volumes de vendas, porém esse tipo de estratégia só pode ser aplicada para os produtos mais simples, saturados no mercado.
Temos acesso a novas tecnologias que estão transformando o mercado de seguros, abrindo inúmeras possibilidade para quem atua ou pretende atuar no setor. É possível, sim, implantar modelos disruptivos de vendas de seguros em curto prazo e com rápida monetização. Para isso, a indústria do seguro ainda precisa fazer melhor uso das tecnologias disponíveis, seja para oferecer uma análise e precificação mais apurada dos riscos ou mesmo disponibilizar o seguro em dispositivos móveis.
Com todas as transformações que estão em curso e pela própria natureza do produto, podemos afirmar que o seguro é uma forma de agregar valor à operação de qualquer Startup.
A ESSOR Seguros, como a Seguradora da Inovação, está atenta aos movimentos do mercado e conta com uma estrutura exclusiva para atender Startups. Possuímos uma ampla gama de produtos e ações para que o corretor de seguros adentre este novo e promissor mercado das Startups:
• Serviços de assistência ao segurado.
• Programa de remunerações.
• Conteúdos exclusivos.
• Suporte para implantação.
• APIs, entre outros.
No caso de Startups que atuam no segmento de Inteligência Artificial ou Machine Learning, Internet das Coisas (IOT), Big Data, Computer Vision, Realidade Aumentada ou outros que irão transformar o mundo como nós conhecemos, a ESSOR está preparada para prover as soluções de proteção e transferência de riscos necessárias para atuação dessas empresas.
Ao oferecer os produtos da ESSOR Seguros, os corretores parceiros podem contar com:
• Proteção ao cliente.
• Diferencial competitivo.
• Nova fonte de monetização.
• Facilidade de implantação.
Outra vantagem é o fato da ESSOR fazer parte do Grupo SCOR, a quarta maior resseguradora mundial, dispondo de solidez e reconhecimento no mercado.
Contate-nos para saber mais sobre nossas soluções e como podemos ajudar as Startups a alcançar a monetização. Venha fazer parte deste novo mundo em transformação.
*Roberto Uhl é gerente de Desenvolvimento de Negócios e Canais Digitais da ESSOR.