Ônibus chinês made in Brasil
12 de abril de 2017Com o crescimento da produção de ônibus elétrico pelo mundo, ninguém quer ficar de fora. Algumas montadoras no Brasil já produzem, para testes, alguns veículos de grande porte que usam a energia elétrica como “combustível”.
Os olhos atentos dos chineses se abriram para o mercado brasileiro e a BYD, fabricante do país asiático, inaugurou neste mês a sua fábrica de chassis de ônibus elétrico em Campinas, São Paulo. A planta recebeu R$ 50 milhões de investimentos, tem capacidade para produzir 720 veículos por ano e projeta empregar 161 trabalhadores até 2020.
Com a produção já iniciada, a BYD começa fazendo um modelo de micro-ônibus com carroceria Volare e dois ônibus de 12,5m, que receberão carrocerias da Marcopolo e da Caio, atendendo ao segmento de transporte urbano.
Para o próximo mês, a ideia é produzir as estruturas para ônibus elétricos de 15m com três eixos e de 18,6m articulado. O índice de nacionalização começa entre 20% e 30%, devendo chegar a 70% em 2021.
Com autonomia média de 250 km, os ônibus elétricos da BYD atenderão inicialmente ao transporte público nas grandes cidades e já conta até com encomendas. Campinas, por exemplo, quer implantar uma frota de 150 veículos.
Fonte: Noticias Automotivas