Obra de arte produz água para comunidades africanas
14 de agosto de 2015Por definição, arte é um produto criativo que provoca uma reação na humanidade e permanece como um registro de um tempo e de um artista. Só que uma obra de arte também pode ser considerada algo que faz a diferença nas vidas das pessoas. É o caso da obra criada pelo artista italiano Arturo Vittori, que criou uma torre feita de hastes e bambu que é capaz de produzir água potável para comunidades da África a partir da condensação do vapor.
A obra de arte produz água de dentro de uma estrutura em forma de torre que é inspirada pela Warka. Trata-se de uma famosa figueira da Etiópia, frequentemente associada à fertilidade e local de encontro de muitos vilarejos na África. Em homenagem à figueira, a torre é chamada de WarkaWater Tower.
Apesar de ser projetada por um artista como intuito de ser uma obra de arte, a WarkaWater Tower faz toda a diferença na qualidade de vida de diversos vilarejos pela África, onde o acesso à água potável é um verdadeiro desafio. A estrutura do projeto é capaz de transformar a chuva em água potável, poupando os moradores de terem que andar grandes distâncias até poços e outros depósitos de água distantes.
Como funciona
Construída com bambu e junco entrelaçados, a WarkaWater Tower possui em seu interior uma camada com fibras de nylon e polipropileno compondo uma malha de plástico. Estes materiais compõem pequenos túneis que fazem a condensação.
Conforme as gotas d’água da chuva se acumulam, elas seguem através das camadas da WarkaWater Tower até chegar à base dela, onde existe um recipiente. Ali, os moradores podem aproveitar uma água limpa e próxima de suas residências.
A WarkaWater Tower é um projeto sustentável, que não utiliza itens industrializados para a sua construção ou manutenção. É um passo importante para a formação de cada vez mais sociedades autossuficientes e sustentáveis, que encontrem maneiras de sobreviver sem utilizar os recursos naturais não renováveis.