Niterói terá modelo de casa sustentável feita a partir de sugestões da população
12 de junho de 2015O projeto para construir modelo de uma casa do futuro da Concha Acústica de Niterói, na região metropolitana do Rio, recebeu até o momento 1.700 sugestões das pessoas que acessam o site do projeto Nós Vivemos o Amanhã. Em abril, a página registrou 120 mil visualizações. As sugestões poderão ser enviadas até o final de junho. As melhores propostas receberão prêmios, entre os quais uma viagem para a Expo Milano 2015, na Itália. Os vencedores serão conhecidos em julho.
O projeto é resultado de parceria entre a distribuidora de energia Ampla, a prefeitura de Niterói, a Fundação Getulio Vargas e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e conta com investimento de R$ 5 milhões, por meio do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
A proposta é mostrar de que forma uma pessoa pode ter sua casa com eficiência energética e como poderá cumprir a legislação de Niterói para reciclagem de água, em vigor desde 2011, entre outros aspectos sustentáveis. A casa terá três módulos habitáveis, sendo um espaço de convivência, do qual poderão participar inclusive brasileiros de outras regiões e até estrangeiros, por meio de um sistema de intercâmbio de imóveis.
Segundo informou a Ampla, a moradia será usada pela distribuidora de energia e seus parceiros para estudos de eficiência energética. A casa será habitada por pessoas ou famílias engajadas no projeto, com o objetivo de estudar o impacto da mudança de hábitos e da tecnologia no dia a dia.
Fonte: EBC