Blog da ESSOR

Mercado de energia solar impulsiona setor de seguros

Mercado de energia solar impulsiona setor de seguros

23 de setembro de 2022

O setor de energia solar está com tudo em 2022. De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), este ano deverá ser o melhor para a geração de energia solar no país desde 2012, quando houve o maior crescimento do mercado e do segmento de energia solar. De lá pra cá, foram mais de 50 bilhões de reais em investimentos no setor, que hoje conta com mais de 1 milhão de unidades consumidoras com geração própria de energia a partir de fonte solar.

Fatores para que a estimativa seja realizada não faltam. As constantes altas na tarifa de energia elétrica, comparadas às contínuas reduções de custo da energia solar, e as recentes mudanças na regulamentação do setor, como a lei que criou o marco regulatório para a geração distribuída, estimulam a busca por sistemas de geração de energia solar. Desde 2021, o Brasil integra o grupo dos 20 países líderes em capacidade instalada de energia solar no mundo, com mais de 14 gigawatts de potência, somando as usinas de grande porte e os sistemas de geração instalados em ambientes menores, como telhados, terrenos e fachadas.

Oportunidade para Corretores de Seguros

Além de significar que o mercado de energia solar está e seguirá em plena expansão no Brasil, os dados demonstram que toda cadeia de serviços e produtos ligados ao setor também tem muito a ganhar. Para o setor de seguros, especificamente, este é um mercado mais do que promissor. 

É preciso investir alto para obter um sistema próprio de geração de energia solar, o que requer cuidados com proteção e garantia de ressarcimento em casos de imprevistos com os painéis fotovoltaicos, que ficam vulneráveis aos fatores externos. Nesse sentido, o seguro continua sendo a melhor solução para transferência de risco e proteção do patrimônio, garantindo a previsibilidade dos investimentos frente à ocorrência de eventos adversos.

Seguro Painel Solar Fotovoltaico

O seguro garante indenização em casos de prejuízos decorrentes de danos, assegurando a proteção do investimento realizado na compra dos  equipamentos. A proteção abrange os painéis fotovoltaicos e acessórios que compõem o sistema de geração de energia, como inversor, estrutura e elétrica.

Em geral, os sistemas de geração de energia solar costumam ter alta durabilidade e qualquer dano ao sistema demanda alto valor de recuperação. Com a evolução constante do segmento, a tendência é que mais projetos, de grande, médio ou pequeno porte, iniciem em mais e mais cidades brasileiras. 

A vantagem do Seguro Painel Solar Fotovoltaico ESSOR é que, além de proteger todo o sistema de geração de energia, também está disponível para equipamentos usados, com vida útil limitada a 15 anos de fabricação. Outro fator é que o seguro pode ser contratado tanto para projetos residenciais como para grandes projetos em usinas e indústrias, assim como por fabricantes e distribuidores de equipamentos de energia solar. 

Corretor, não deixe passar esta oportunidade de negócio!

Amplie sua carteira de clientes com o Seguro Painel Solar Fotovoltaico ESSOR

Acesse o Portal do Corretor ESSOR e faça uma cotação.

Compartilhar via:

Posts Relacionados

Essor realiza palestra na Baeta & Associados
13/10/2016

Essor realiza palestra na Baeta & Associ...

Nesta segunda passada, 10 de outubro, a Essor esteve na Baeta & Associados e realizou uma […]

Leia mais...
Trânsito e pandemia: atitudes individuais para o bem coletivo
12/05/2021

Trânsito e pandemia: atitudes individuais par...

A campanha do Maio Amarelo 2021 tem o slogan “Respeito e responsabilidade: pratique no trânsito”, como […]

Leia mais...