O Seguro Decenal, obrigatório em alguns países europeus, assegura a obra durante dez anos após a conclusão. Será que ele vai pegar no Brasil?
02 de maio de 2014Em novembro de 2012 surgiu um novo tipo de seguro que visa a assegurar todos os prejuízos originados de problemas estruturais de qualquer tipo de obra por dez anos após a entrega chegou ao Brasil. O Seguro Decenal, obrigatório em países como Alemanha, Bélgica, Espanha e França, chega sem obrigatoriedade, de forma opcional, por meio da Essor Seguros em parceria com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). ‘Isso começou em 2008 e 2009, por meio de uma parceria com a CBIC. Durante algumas reuniões, o grupo Essor resolveu trazer esse seguro para cá, tendo em vista a maneira assustadora como o mercado da construção cresceu nos últimos dez anos’, conta Fábio Pinho, diretor-executivo da Essor Seguros.
Para que se torne possível assegurar a obra após sua conclusão, o modelo do seguro estabelece algumas regras. Primeiramente, a empresa interessada em contratá-lo deve apresentar sua proposta antes da obra ser iniciada ou nos primeiros meses dela. ‘Não vendemos seguro quando uma obra já está pronta, porque não vimos o tratamento do solo, como foi feita a fundação, se os estudos geotécnicos e geológicos foram feitos. Por isso, só asseguramos aquilo que é contratado antes da obra começar ou numa fase bem inicial’, explica o diretor-executivo do grupo francês.