Blog da ESSOR

Teste de energia solar em hidrelétricas começa em julho

Teste de energia solar em hidrelétricas começa em julho

13 de maio de 2015

O Ministério de Minas e Energia pretende iniciar os testes do projeto-piloto para a geração de energia solar em reservatórios de hidrelétricas em julho. A ideia é ter uma política pública para financiar esses projetos na região Sudeste.

A nova tecnologia usa flutuadores com placas solares e está sendo adotada na Europa e Estados Unidos. No Brasil, a ideia é testar a tecnologia nos grandes reservatórios. O primeiro deles será o da Usina Hidrelétrica de Balbina, no Amazonas. O reservatório é considerado o mais favorável, porque tem grande área alagada com reduzida geração de energia.

Para isso, o ministério está em conversação com a Eletronorte, subsidiária da Eletrobras, que é proprietária da usina, tratando da questão da licença ambiental. A iniciativa requer também a constituição de uma sociedade de propósito específico com os detentores da tecnologia para dar início à experiência piloto.

A vantagem é que a energia será captada dentro dos reservatórios, usando subestações e linhas que já existem. A capacidade de geração em Balbina alcança 3 mil MW. O projeto-piloto será 350 MW.

Compartilhar via:

Posts Relacionados

Seguro x Sociedade: importância
01/04/2019

Seguro x Sociedade: importância

Por mais que os seguros sejam importantes para a sociedade por diversos motivos, o consumidor costuma […]

Leia mais...
Um alento para a economia brasileira
09/12/2016

Um alento para a economia brasileira

O Governo Federal regulamentou o Programa Parceria de Investimentos (PPI), por meio de Medida Provisória publicada […]

Leia mais...