Trabalho conjunto pela segurança no trânsito
14 de maio de 2019Falha humana e falta de atenção são os responsáveis pela maioria dos acidentes de trânsito no Brasil, seguidos pela ingestão de bebidas alcoólicas e excesso de velocidade. É preciso melhorar a conduta de cada pessoa e verificar as escolhas que podem fazer toda a diferença no semáforo seguinte.
Educar e mudar a mentalidade da população é um processo que leva tempo, atravessando gerações, e que será efetivo associado a outras situações que já vêm ocorrendo, como a melhora das condições dos veículos e um maior rigor da legislação com motoristas alcoolizados.
O número de mortes por acidentes no trânsito vêm caindo ano a ano. Em 2018 registrou-se uma queda de 7% em relação ao ano anterior, de 41 mil para 38 mil. Os acidentes também tiveram decaída no mesmo período – cerca de 15% – de 342 mil para 289 mil. Hoje, ocorre uma morte a cada quinze minutos em acidentes nas ruas e estradas brasileiras. Se formos comparar à guerra na Síria, significa quase o dobro de mortes no ano passado.
Dados e números são coletados constantemente para que o planejamento das melhorias sejam efetivos e resolvam cada vez mais os problemas relacionados. A cada ano, o Movimento do Maio Amarelo aborda novas formas de conscientização baseado nas novas informações captadas. É um trabalho conjunto de todos os setores da sociedade em busca de um dia a dia mais seguro.