Estudante encontra forma de reutilizar rejeitos na construção civil
14 de dezembro de 2015O projeto de uma estudante mineira de Engenharia Civil foi vencedor do primeiro lugar do 23º Prêmio SME (Sociedade Mineira de Engenheiros) de Ciência, Tecnologia e Inovação, consistindo na reutilização de rejeitos de quartzito para construção de casas populares. Gizelle Kersul Capaz dedicou-se por nove meses a pesquisar as maneiras de uso do quartzito na construção civil. O minério é muito presente no sul de Minas Gerais, em cidades como São Tomé das Letras e Três Corações.
Assim, ela percebeu que poderia usar esse material tido como rejeito para construir casas mais sustentáveis e com valor final até 45% menor. Os testes feitos com o quartzito mostraram que ele pode substituir pedras e telhas e até formar divisórias de ambientes. Agora, Gizelle busca um investidor que aceite construir um protótipo de casa popular, que será analisado para viabilizar a expansão do projeto.
Fonte: http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2015/11/estudante-cria-projeto-que-reutiliza-rejeitos-na-construcao-civil-em-mg.html