Blog da ESSOR

De carros vintage a vinil: Seguro Obras de Arte ESSOR é opção para colecionadores

De carros vintage a vinil: Seguro Obras de Arte ESSOR é opção para colecionadores

27 de fevereiro de 2024

Quando se fala em Seguro Obras de Artes, a primeira impressão, talvez, seja se tratar de um produto específico para artigos de luxo, obras de arte extremamente valiosas ou peças de alta grandeza. Mas não exclusivamente assim, além de cobrir acervos de elevado valor material e histórico, seja de museus ou outras instituições públicas e privadas, o Seguro Obras de Arte também abarca itens de colecionadores. Isto é, a ESSOR garante a proteção de acervos particulares, coleções pessoais e familiares, assim como coleções de empresas que não sejam, necessariamente, do ramo cultural.

Isso mesmo, o Seguro Obras de Arte ESSOR está disponível para toda a sorte de coleções, desde carros antigos a colecionadores de vinil. A lista pode ser infinita: moedas, troféus, joias, documentos, relógios, revistas, vinhos, instrumentos musicais, arquivos históricos, livros, bonecos, gemas, selos, entre outros. Conforme explica Ana Guerra, Head do Seguro Obras de Arte ESSOR, independente do tipo de coleção, é imprescindível que o Segurado forneça algumas informações norteadoras para o Seguro.

”Além do due diligence do Segurado, todas as informações sobre o acervo são requisitadas, incluindo as condições dos locais de risco que também são decisivas para o aceite do Seguro”, explica. A subscritora acrescenta que, no caso de raridades, outra condição é o Limite Mínimo de R$ 500 mil e condições de locais de risco apropriadas.

Mercado brasileiro

O colecionismo é uma prática que tem ganhado cada vez projeção no Brasil. Muito além de um hábito simples, os colecionadores brasileiros são verdadeiros apaixonados que não medem esforços e fundos para manter seus acervos. Para isso, o Seguro Obras de Arte ESSOR oferece proteção contra danos, perdas e todos os riscos relacionados a coleções, com clausulado alinhado aos padrões internacionais, atendendo às particularidades do mercado brasileiro.

Com proteção customizada, unindo expertise técnica com sensibilidade artística, a ESSOR oferece atendimento local com técnicos especializados, cobrindo todas as necessidades dos colecionadores em apenas uma apólice. ”Tanto o mercado nacional quanto o internacional que operam no ramo de obras de arte, raridades e arquivos históricos demandam forte expertise e grande capacidade financeira”, comenta Ana.

Head do produto, museóloga com pós-graduação na Itália e responsável pela subscrição dos riscos, Ana destaca que a maior característica dos colecionadores brasileiros é o amor pela arte. ”Em um país que pouco se promove o setor, os colecionadores são a prova do amor à arte em suas mais diversas expressões. Aos que se aventuram a explorar esta paixão, deixamos o convite para contarem com a proteção da ESSOR.”

Compartilhar via:

Posts Relacionados

Gás natural pode gerar economia para empresas de transporte de passageiros
29/08/2019

Gás natural pode gerar economia para empresas...

O sistema de transporte no Brasil vem passando por diversas transformações – e isso inclui o […]

Leia mais...
Produtores têm mais prazo para renegociar Funrural
17/11/2018

Produtores têm mais prazo para renegociar Fun...

O governo federal publicou no Diário Oficial da União a prorrogação do prazo de renegociação dos […]

Leia mais...